sexta-feira, 25 de julho de 2014

Gramado e Canela

Ressurgindo aqui no blog depois de mais de 1 ano. De fato essa vida de Twitter faz com que a gente deixe de lado textos maiores, postando apenas comentários curtos.

Já há algum tempo pretendia conhecer Gramado e Canela e finalmente consegui nestas férias de julho. Gostei muito da cidade e se houver oportunidade voltarei. Apesar de eu mesmo ter encontrado muito disso na internet (se você vai para Gramado pesquise sobre a cidade antes de viajar), vou dar algumas opiniões e dicas sobre o que eu vi em Gramado e Canela.

Turistas: Viajei com a Ana e com minhas filhas Thais e Tatiane. Foi divertido o passeio em família.

Época. Julho é mais caro! Pelo menos a parte de transporte e hospedagem, pois ao pesquisar notei que os valores para viajar em junho ou agosto eram menores. Gramado tem muitos atrativos natalinos, portanto dezembro, além das férias escolares de verão, também é mais caro.

Transporte. Procurei alguns pacotes turísticos que incluíssem transporte e hospedagem mas não achei nada que valesse a pena (No Hotel Urbano até que tinha alguma coisa mas para meses diferentes de julho). Fomos de avião de Curitiba até Porto Alegre (consegui bons preços comprando com pouco mais de 1 mês de antecedência). No próprio aeroporto de Porto Alegre passa um ônibus executivo da empresa Citral que vai até as rodoviárias de Gramado e Canela, foi esta nossa opção.

Hospedagem. Procuramos com cerca de 1 mês de antecedência. Além de diárias caras em julho, também foi difícil achar hotéis que tivessem disponibilidade no período que queríamos, isso que optamos por ficar de segunda a quinta, se fosse final de semana não sei se conseguiríamos. Ficamos na Pousada Zermatt em Gramado, destaque positivo para atendimento, café da manhã e localização (+-500 mts do Mini Mundo e +- 1 km da Rua Coberta).

Dinheiro. Fiquei impressionado com a quantidade de locais em Gramado e Canela que não aceitavam cartão de débito, apenas dinheiro vivo. Alguns (restaurantes e lojas principalmente) aceitavam cartão mas já avisavam que em dinheiro tinha (um ótimo) desconto. Havíamos levado dinheiro mas precisamos sacar mais. Tem que ficar atento para não ir até o Parque do Caracol por exemplo e não ter dinheiro, a entrada é só em espécie. A boa notícia é que tem vários bancos diferentes no centro.

Gramado A Pé. Inicialmente fiquei desconfiado com a afirmação de que andar a pé em Gramado seria uma boa opção. Na prática funciona. Claro que depende onde você está hospedado mas o fato é que os principais pontos no Centro são próximos. No coração do Centro estão a Rua Coberta, Palácio dos Festivais e Igreja São Pedro, a partir daí caminhando até 5 quadras você chega em outros pontos turísticos. Tem até um guia "Gramado a pé" para turistas.

Aluguel de Carro. Fomos a algumas agências de turismo ver city tours principalmente para Canela (que fica 7 km de Gramado) mas a maioria desses passeios é panorâmico e para em 2 ou 3 lugares por um tempo curto. Como gostaríamos de ir pelo menos no Parque do Caracol e no Mundo a Vapor optamos por alugar um carro. Custou 89,00 a diária e como estávamos em 4 pessoas valeu a pena financeiramente, além de decidirmos quanto tempo ficar em cada local.

Avenida das Hortências. Para ir do Hotel ao centro seguíamos pela Av. das Hortências, uma das principais ruas de Gramado, muitos restaurantes e outros comércios.

Aldeia do Papai Noel. Achei que a manutenção no local não é muito boa pois haviam itens mal cuidados e interditados. É uma atração mais para criança e não estava nos planos, mas a Thais insistiu e fomos. Não deixe de ir até o mirante que tem uma visão fantástica. Para quem gosta de animais vimos alces, um bambi (animalzinho que parece um viado pequeno), cabritos e cães São Bernardo.

Prefeitura. Fachada legal para foto e dentro tem quadros de vários (acho que todos) ex-prefeitos de Gramado.

Rua Coberta. Lojas e gastronomia, é o principal ponto de referência no centro.

Chocolate Quente na Caracol. Fica na Rua Coberta, experimente um chocolate quente cremoso na Caracol, que é uma das várias lojas de chocolate da cidade. Realmente muito saboroso.

Palácio dos Festivais. Na frente da Rua Coberta. Local onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado. Como não era época do festival vale fotos da fachada e são exibidas seções de cinema no local.

Igreja São Pedro. Ao lado do Palácio dos Festivais. Uma igreja de pedra realmente muito bonita, tem missa toda noite. Na frente tem estátuas dos 12 apóstolos e ao lado a Fonte do Amor Eterno (os casais gravam seus nomes em cadeados, o colocam nas grades da fonte e "somem" com a chave).

Chateau de La Fondue. O que mais tem em Gramado é restaurante que serve fondue, pesquisei previamente alguns e optei pelo Chateau. Saboreamos a tal sequência de fondue (fondue de queijo, carne grelhada na pedra e fondue de chocolate) e de fato é muito bom. Recomendo o restaurante, custa +- 63,00 por pessoa (fora bebida e 10%) mas tem desconto pagando em dinheiro. No final ainda levamos de brinde uma garrafa de vinho. A exemplo de vários outros restaurantes, busca e leva gratuitamente no hotel.

Parque do Caracol. Fica em Canela e é muito bonito. Logo no início tem o mirante, com uma vista fantástica para a cascata. Depois vem a famosa escadaria de 730 degraus (equivale a um prédio de 44 andares), pra descer todo santo ajuda, já para subir... a Ana que o diga. Mas descer aproximadamente 131 metros até o "pé" da cascata vale a pena. Para subir tem vários bancos para descanso estrategicamente colocados. Detalhe que mesmo se você não descer a escadaria ainda tem coisa bonita para ver, principalmente as corredeiras e a prainha. Vá com tempo, para curtir o local sugiro ao menos 2 horas.

Castelinho Caracol. Em Canela, perto do Parque do Caracol, bom para fotos e ver uma espécie de museu de ferramentas antigas (serras, máquinas de grãos, etc).

Mundo a Vapor. Em Canela, espécie de museu do vapor, além da fachada muito legal são feitas explicações do funcionamento de vários equipamentos a vapor. Se não estou enganado foi um dos poucos lugares que estudante paga meia. Recomendo.

Lago Negro. Em Gramado, é um dos cartões postais da cidade. Pra falar a verdade é um parque sem nada demais, o que difere é andar no pedalinho. Andamos e foi divertido, caminhamos um pouco no parque e fomos embora.

Subway. Não vi muitas lanchonetes em Gramado mas do lado da Igreja de São Pedro tem um Subway, para quem não queria uma refeição e sim um lanche, ótima opção.

Mini Mundo. Famosa atração de Gramado e gostei muito. Miniaturas 24 vezes menores que o tamanho real. Vários prédios, maioria da Alemanha, e destaque para o museu de São Paulo. Pelo histórico apresentado lançam ao menos uma nova miniatura todo ano, ou seja, mesmo quem já foi e faz uns 5 anos ou mais, haverá novidades. A riqueza nos detalhes impressiona, recomendo.

Fábrica Florybal. As principais das muitas lojas de chocolate de Gramado são Caracol, Florybal, Lugano e Planalto. Todas oferecem transporte gratuito até a sua fábrica. Optamos por visitar a fábrica da Florybal, tem uma fachada bonita para fotos e uma loja para comprar os doces. A fábrica mesmo foi decepcionante porque só mostravam algumas máquinas de produção e deram uma explicação simples. Minha expectativa de ver o passo a passo da fabricação foi ao chão.

Parque Terra Encantada Florybal. Fica em Canela, no caminho para o Parque do Caracol. Não estava nos planos mas como a visita à fábrica foi meio sem graça acabamos comprando a entrada (estudante paga meia), o transporte de ida e volta também é gratuito. É um parque cheio de réplicas de dinossauros, seres de mitologia, monstros e outros animais. Bem cuidado e bem pensado, você vai andando pelas trilhas no meio das árvores e vendo as réplicas, rende fotos legais, para ver com calma precisa de 1 hora e meia.

Igreja do Relógio. Em Gramado, há umas 3 quadras da Rua Coberta. Uma igreja Evangélica Luterana com um relógio na torre. Vale pelas fotos.

Biblioteca Municipal. Chamou atenção uma das funcionárias que nos recebeu e explicou o funcionamento. Mas não tem nada demais, é uma casa antiga de dois andares.

Câmara dos Vereadores. Não é permitido entrar, então só foto da fachada.

Praça do Moinho. É estranho chamar de praça, já que ao redor do moinho tem várias lojas, praça mesmo não há. Tire uma foto para dizer que foi.

Rótula das Bandeiras. Uma rótula que tem bandeiras de todos os estados Brasileiros e talvez outras bandeiras que não identifiquei. Vale a foto, já que do lado tem uma estátua do "kikito" que é o trofeu dado aos vencedores do festival de cinema.

Lago Joaquina Rita Bier. Um lago com pista de caminhada em volta. No centro aqueles jatos de "águas dançantes" mas estavam desligados, dizem que funcionam com iluminação no Natal.

Centro Municipal de Cultura. Fica junto ao Lago Joaquina Bier, haviam esculturas expostas e só. Dizem que ocorrem exposições e oficinas periodicamente.

Praça das Etnias. Do lado da Rodoviária, tem umas casas antigas. Há também ali a Casa do Colono, que vende produtos típicos, compramos Cuca e biscoito.

Nenhum comentário: